Projeto para remover veículos abandonados das ruas é protocolado na Câmara de Florianópolis

Projeto para remover veículos abandonados das ruas é protocolado na Câmara de Florianópolis

A Vereadora Maryanne Mattos (PL) formalizou na Câmara Municipal um projeto de lei complementar que propõe a remoção dos veículos abandonados em Florianópolis, independente do estado de conservação, mas desde que parados no mesmo local por pelo menos 15 dias. Pela lei atual, a retirada só pode ser feita quando houver infração a alguma lei de trânsito ou se estiverem em aspecto claro de abandono, sem condições de tráfego e/ou com a carroceria enferrujada, o que faz com que vários veículos em bom estado continuem nas ruas da cidade.

 

A proposta indica que, quando possível a identificação do proprietário do veículo abandonado, o agente de trânsito notificará o dono do veículo que terá até 48h para removê-lo, caso contrário, será feito contato com empresa licitada com o município para retirá-lo das vias públicas.

 

Segundo a autora do projeto, veículos abandonados são considerados ameaça para a segurança das pessoas, pois podem ser utilizados para facilitar crimes como estupro, roubo, outros tipos de violência, e até favorecer a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue. “Não podemos fechar os olhos para este problema que a cidade já enfrenta há anos. Atualmente, os agentes de trânsito, a vigilância sanitária e a própria Segurança Pública Municipal ficam de “mãos atadas” quando estes veículos estão em local sem sinalização, pois não há legislação em vigor que os autorize a autuar e retirá-los em bom estado das ruas, por mais que estejam no mesmo lugar por anos. Para retirar o veículo da forma como está hoje na lei teria que esperar ele ficar em mau estado de conservação, o que poderia levar anos.

 

Então, este projeto vem para trazer qualidade de vida para os munícipes, auxiliando tanto na mobilidade quanto na saúde e segurança municipal”, completa a vereadora Maryanne Mattos.

Depois de recebido no Plenário, o projeto passará pelas comissões permanentes e posterior votação na casa legislativa.

Cadastro realizado!

Denúncia enviada!

Mensagem enviada!

Em breve entraremos em contato

Você já faz parte do time!

Em breve entraremos em contato

Autorização de uso de dados

Declaro que AUTORIZO o Gabinete da Vereadora Maryanne Mattos a reter meus dados em seu cadastro exclusivamente para controle interno e para encaminhar notícias relacionadas ao mandato. Declaro também que li a Política de Privacidade.

01 - Seguir, curtir, comentar e compartilhar as publicações

Entre em nossas redes sociais