Nós somos o trânsito

O título que leva o nome deste artigo é também o mote da campanha nacional do Maio Amarelo, criado para conscientizar a sociedade da importância de um comportamento seguro no trânsito. Aqui, em Florianópolis, não só em maio como em todos os meses do ano, investimos na segurança viária com a Guarda Municipal, tanto em ações educativas nas escolas e bares como fiscalizadoras no dia a dia e em blitze, apenas e unicamente para proteger os cidadãos e coibir novos acidentes com vítimas fatais.

Precisamos refletir até quando vidas serão tiradas por imprudências.

Seja porque o pedestre não quis usar a faixa, ou porque um motorista olhou rapidinho a mensagem no celular. Ou então porque o condutor furou o sinal vermelho, ou o motociclista costurou no trânsito para chegar mais cedo em casa. Enfim, até quando as pessoas perderão familiares e amigos, pois alguém fez uma escolha errada? No trânsito, não se trata de acidente, e sim de uma decisão. 

Mas o que eu mais escuto por aí é que a corporação é uma indústria da multa para arrecadar dinheiro e penalizar o bolso do motorista pela cidade. Ora, só leva multa quem comete uma infração, certo? Então, quem respeita as regras, a sinalização e o próximo não será autuado e não colocará o outro em risco. Assim, não precisaríamos de bloco e caneta se todos fizessem sua parte. Até porque nosso objetivo é conscientizar, e não punir. 

As pessoas não deveriam se preocupar em serem multadas, nem em qual o valor da autuação, mas sim em respeitar as leis de trânsito e agir corretamente, contribuindo com a segurança de todos. Mais do que fiscalizar, é preciso existir uma conscientização do quanto vale o cumprimento das leis perto de uma vida. 

Nosso desafio, juntamente com a sociedade, é de mudar o comportamento das pessoas e orientá-las a respeitar a legislação. Desejo, realmente, que todos nós façamos um trânsito mais seguro, mais humano, e que mortes sejam evitadas. Afinal, nós somos o trânsito.

Quem corre para chegar primeiro pode não chegar…

continue lendo

Mais posts do blog!

GRATIDÃO!

Quero agradecer a cada mensagem de carinho e força que estamos recebendo de muitas e muitas pessoas. Nunca imaginei passar por algo parecido. É uma

Continuar Lendo »

Cadastro realizado!

Denúncia enviada!

Mensagem enviada!

Em breve entraremos em contato

Você já faz parte do time!

Em breve entraremos em contato

Autorização de uso de dados

Declaro que AUTORIZO o Gabinete da Vereadora Maryanne Mattos a reter meus dados em seu cadastro exclusivamente para controle interno e para encaminhar notícias relacionadas ao mandato. Declaro também que li a Política de Privacidade.

Logo - Aplcicativo Tem meu Voto
Baixe aplicativo tem meu voto

Qual seu celular?

01 - Seguir, curtir, comentar e compartilhar as publicações

Entre em nossas redes sociais