Nós somos o trânsito

O título que leva o nome deste artigo é também o mote da campanha nacional do Maio Amarelo, criado para conscientizar a sociedade da importância de um comportamento seguro no trânsito. Aqui, em Florianópolis, não só em maio como em todos os meses do ano, investimos na segurança viária com a Guarda Municipal, tanto em ações educativas nas escolas e bares como fiscalizadoras no dia a dia e em blitze, apenas e unicamente para proteger os cidadãos e coibir novos acidentes com vítimas fatais.

Precisamos refletir até quando vidas serão tiradas por imprudências.

Seja porque o pedestre não quis usar a faixa, ou porque um motorista olhou rapidinho a mensagem no celular. Ou então porque o condutor furou o sinal vermelho, ou o motociclista costurou no trânsito para chegar mais cedo em casa. Enfim, até quando as pessoas perderão familiares e amigos, pois alguém fez uma escolha errada? No trânsito, não se trata de acidente, e sim de uma decisão. 

Mas o que eu mais escuto por aí é que a corporação é uma indústria da multa para arrecadar dinheiro e penalizar o bolso do motorista pela cidade. Ora, só leva multa quem comete uma infração, certo? Então, quem respeita as regras, a sinalização e o próximo não será autuado e não colocará o outro em risco. Assim, não precisaríamos de bloco e caneta se todos fizessem sua parte. Até porque nosso objetivo é conscientizar, e não punir. 

As pessoas não deveriam se preocupar em serem multadas, nem em qual o valor da autuação, mas sim em respeitar as leis de trânsito e agir corretamente, contribuindo com a segurança de todos. Mais do que fiscalizar, é preciso existir uma conscientização do quanto vale o cumprimento das leis perto de uma vida. 

Nosso desafio, juntamente com a sociedade, é de mudar o comportamento das pessoas e orientá-las a respeitar a legislação. Desejo, realmente, que todos nós façamos um trânsito mais seguro, mais humano, e que mortes sejam evitadas. Afinal, nós somos o trânsito.

Quem corre para chegar primeiro pode não chegar…

continue lendo

Mais posts do blog!

Cadastro realizado!

Denúncia enviada!

Mensagem enviada!

Em breve entraremos em contato

Você já faz parte do time!

Em breve entraremos em contato

Autorização de uso de dados

Declaro que AUTORIZO o Gabinete da Vereadora Maryanne Mattos a reter meus dados em seu cadastro exclusivamente para controle interno e para encaminhar notícias relacionadas ao mandato. Declaro também que li a Política de Privacidade.

01 - Seguir, curtir, comentar e compartilhar as publicações

Entre em nossas redes sociais