O que é um Plano Diretor e por que a polêmica? A vereadora Maryanne Mattos explica

De acordo com a Lei Complementar nº 482, de 17 de janeiro de 2014, o Plano Diretor do Município de Florianópolis é o pacto que visa organizar a ocupação do território municipal de forma a proporcionar qualidade de vida para o conjunto da população, baseado nos valores sociais e deve garantir o desenvolvimento sustentável, praticado em estreita correlação com o meio ambiente e o patrimônio cultural.

 

A ocupação do território e o desenvolvimento urbano devem atender ao interesse geral da sociedade, sendo princípio elementar que o uso do espaço geográfico tem por finalidade maior promover a qualidade de vida, a integração social e o bem-estar dos cidadãos.

 

QUEM PARTICIPA DA DISCUSSÃO DE UM PLANO DIRETOR?

Conforme a mesma LC, que institui o Plano Diretor de urbanismo do município de Florianópolis e dispõe sobre a política de desenvolvimento urbano, o plano de uso e ocupação, os instrumentos urbanísticos e o sistema de gestão, participam dos debates o Executivo, a população e a Câmara Municipal.

 

QUEM PROPÕE AS MUDANÇAS NO PLANO DIRETOR? 

O Art, 336 § 2º, da LC nº 482, de 2014, diz que  qualquer proposta de modificação, total ou parcial, em qualquer tempo, deste Plano Diretor deverá ser objeto de debate público e parecer prévio do Conselho da Cidade, antes de sua votação pela Câmara Municipal.

 

COMO ACONTECEM  ESSES DEBATES PÚBLICOS?

Por meio de AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

São nas Audiências Públicas que a comunidade discute seus problemas e apresenta suas propostas e sugestões aos órgãos públicos, assegurando a participação popular na garantia do interesse público.

 

POR QUE A PROPOSTA DO PLANO DIRETOR É POLÊMICA? 

A proposta sugerida pela Prefeitura de Florianópolis tem o objetivo de ampliar os índices de construção nos bairros. Dentre alguns problemas, o documento não prevê o aumento de vias públicas, o escoamento populacional nos bairros, planejamentos para drenagem e tratamento de esgoto, projetos para recolhimentos dos resíduos sólidos, de abastecimento de água, energia elétrica, de habitação social, entre outros.

 

Além disso, a agenda de audiências públicas sugerida pelo Executivo tem dificultado a participação ampla da população, entidades da sociedade civil e vereadores.

 

No dia 17/12, a audiência pública agendada pela Prefeitura de Florianópolis foi suspensa por ordem do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por entender que a discussão em torno da revisão do Plano Diretor do Município prevista para o dia não supriria a exigência de participação popular prevista na Constituição Federal, no Estatuto da Cidade e na Lei Orgânica do Município.

 

O Ministério Público recomendou 13 audiências públicas distritais e mais uma geral.

 

A Prefeitura de Florianópolis definiu os locais das 13 audiências públicas distritais que serão realizadas no mesmo dia e hora, dia 15/01, das 16h às 20h. A Audiência Pública geral está marcada para o dia 24/01.

 

PLANO DIRETOR DE FLORIANÓPOLIS: CLIQUE E FIQUE POR DENTRO

>Plano Diretor – proposta de revisão e adequação da PMF 

 

>  Pedido de Limininar do Ministério Público  – suspensão das audiências públicas convocadas pela Prefeitura de Florianópolis 

 

Cadastro realizado!

Denúncia enviada!

Mensagem enviada!

Em breve entraremos em contato

Você já faz parte do time!

Em breve entraremos em contato

Autorização de uso de dados

Declaro que AUTORIZO o Gabinete da Vereadora Maryanne Mattos a reter meus dados em seu cadastro exclusivamente para controle interno e para encaminhar notícias relacionadas ao mandato. Declaro também que li a Política de Privacidade.

01 - Seguir, curtir, comentar e compartilhar as publicações

Entre em nossas redes sociais