Depois do NÃO, tudo é assédio!

Aí você deve se perguntar: então não podemos mais paquerar? Claro que sim! Paquera é diferente de assédio. Está liberado puxar papo com uma mulher e trocar uma ideia, mas com respeito, porque depois do não, tudo é assédio.

Mas o que é assédio? É o modo mais comum de importunação sexual – crime previsto na Lei 13.718/18 e que prevê de 1 a 5 anos de prisão. Ou, sendo mais direta e trazendo para a realidade: incomodou, teve mão boba, puxão de cabelo, agarrão pelo braço ou um beijo forçado sem consentimento? Então, é assédio!

Vale relembrar também que ser assediada não é e nunca foi “direito da mulher”. Não “massageia o ego”, não “é normal” e a mulher não “gosta de ser assediada”. Por ideias tão absurdas quanto essa que as mulheres estão colando no corpo a frase “não é não”, para poderem dizer sim às festas, curtirem e se divertirem; para pessoas com dúvidas entenderem que o corpo feminino não deve ser objetificado; que não quereremos ser constrangidas na rua, no transporte coletivo, com uma cantada. Já no trabalho, o único elogio que aceitamos receber é pelo serviço e não pela roupa, cabelo ou beleza.

A liberdade de ir e vir deve ser um direito para todos, não importando a roupa que vestimos ou a maneira como agimos.

Precisamos urgentemente não só pensar, mas como combater essas atitudes com leis que defendam nossos direitos, punições mais rígidas e educação. Enquanto houver a cultura do machismo, infelizmente vamos presenciar e passar por essas situações. Então, homens, entendam: o respeito é a palavra-chave todos os dias. É incontestável: a culpa nunca é das mulheres.

Enquanto você leu esse artigo, várias mulheres foram assediadas na rua, no trabalho, na praia, no ônibus, porque, segundo o Instituto Maria da Penha, a cada 1.4 segundos, uma mulher é vítima de assédio no Brasil. E eu arrisco dizer que esse dado aumenta em dias de folia, como o Carnaval. Então, que tenhamos um Carnaval com pessoas felizes, dançando, curtindo e paquerando.

Mas com menos “Fiu Fiu” e com mais respeito, para que um dia as mulheres não precisem mais explicar que “Não é Não”!

continue lendo

Mais posts do blog!

Cadastro realizado!

Denúncia enviada!

Mensagem enviada!

Em breve entraremos em contato

Você já faz parte do time!

Em breve entraremos em contato

Autorização de uso de dados

Declaro que AUTORIZO o Gabinete da Vereadora Maryanne Mattos a reter meus dados em seu cadastro exclusivamente para controle interno e para encaminhar notícias relacionadas ao mandato. Declaro também que li a Política de Privacidade.

01 - Seguir, curtir, comentar e compartilhar as publicações

Entre em nossas redes sociais